A estudante Joana Gonçalves Cardoso, da Escola Municipal Alberto Schmitt. localizada no Baú Central, se destacou na 18ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), conquistando duas medalhas em 2023. A competição envolveu mais de 18 milhões de estudantes dos ensinos fundamental e médio em todo o País, segundo o instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).
Atualmente com 15 anos de idade, Joana tinha apenas 12 anos quando realizou pela primeira vez a Olimpíada. O resultado de sua trajetória até então, você confere abaixo:
2021 – Medalha de bronze nacional
2022 – Menção honrosa
2023 – Medalha de prata nacional e medalha de ouro regional
No ano de 2022 a estudante passou a fazer parte do PIC (Programa de Iniciação Científica), que propicia aos alunos premiados da OBMEP, entrar em contato com interessantes questões no ramo da Matemática, ampliando o seu conhecimento científico e preparando-o para um futuro desempenho profissional e acadêmico. No programa, o estudante poderá participar do PIC Presencial, se houver um polo de Iniciação Científica perto da sua residência, com encontros presenciais geralmente aos sábados, ou participar do PIC a Distância com aulas virtuais. Além disso, a aluna recebeu um incentivo financeiro mensal concedido pelo CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico aos medalhistas que aderiram ao programa e acompanham todas as etapas do PIC ou do Programa Mentores.
Ensino ilhotense em destaque – Além de Joana, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação de Ilhota, outros alunos da rede conquistaram menção honrosa e medalhas na OBMEP-2023:
E.M. Alberto Schmitt:
Joana Gonçalves Cardoso: Medalha de prata nacional e ouro regional
Thayson Van Haandel de Castro: Menção honrosa
Esthefani Reichert: Menção honrosa
Samuel Jacob Francisco: Menção honrosa
Victor Hugo Elias da Rosa: Menção honrosa
Isadora Cardoso: Menção honrosa
E.M. Domingos José Machado
Henrique Gabriel Novaes: Menção honrosa
E.M. José Elias de liveira:
Evelin Buss Boeing: Menção honrosa
Lucas Eduardo Rampelotti: Menção honrosa
Evelin Buss Boeing: Medalha de bronze regional
OBMEP – Criada pelo IMPA em 2005, é a maior competição científica do país destinada a estudantes dos ensinos fundamental e médio. É uma ação exclusivamente cultural e recreativa, de participação voluntária e desvinculada à aquisição de qualquer bem, serviço e/ou direito. O objetivo é identificar jovens talentos na matemática.