O primeiro passo para colocar em prática o projeto de reestruturação e preservação do Parque Botânico Morro do Baú, em Ilhota, iniciou na semana passada: a   Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional – SDR de Itajaí, instalou 33 placas de trânsito indicando o acesso ao parque, que foram distribuídas nos principais pontos do município.


A iniciativa de melhorias no parque deverá trazer retorno favorável ao eco-turismo no município, que já é procurado para o turismo de compras, por ser a capital catarinense da moda íntima e moda praia. Temos mais um potencial a ser explorado, mas será voltado para educação ambiental, visando a preservação do local, ressalta o prefeito de Ilhota, Ademar Felisky.


A idealizadora do projeto, Marina de Andrade; juntamente com o secretário regional de Itajaí, Dão Koeddermann; o prefeito de Ilhota, Ademar Felisky, secretários municipais; gerentes regionais; o administrador do parque, Jurandir Bernardes; o curador do Herbário Barbosa Rodrigues e professor de Botânica da Universidade Federal de Santa Catarina, Ademir Reis, fizeram uma análise das condições da área e constataram a   necessidade da implantação de medidas de proteção ambiental.


Para garantir a preservação do parque, a SDR-Itajaí realizará um estudo de viabilidade técnica e financeira e formará um grupo de trabalho específico para o Morro do Baú. Entre os principais objetivos dos trabalhos estão: a retomada de projetos já desenvolvidos na área por profissionais de universidades, e a possibilidade de um retorno ao eco-turismo, que segundo o prefeito ainda é pouco explorado, mas possui um enorme potencial.


  O Parque Botânico


O Parque Botânico do Morro Baú, distante 22 quilômetros do centro de Ilhota, foi registrado pelo Departamento Estadual de Caça e Pesca de Santa Catarina, como ´´Parque de Refúgio“, pela portaria nº5 de 10 de setembro de 1963. É considerado como Área Piloto dentro da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, nomeada pelo MAB-UNESCO. A área de 750 hectares que envolve cachoeira, grutas e pico de morro com 812,46 metros de altitude é administrada pelo Herbário Barbosa Rodrigues, instalado em Itajaí. Na floresta, espécies raras de plantas servem como base para estudo da Universidade Federal.


Alexandra M. Marques 
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Ilhota/SC
(47) 3343-1166 / 9934-3210

plugins premium WordPress