A Secretaria Municipal de Saúde de Ilhota apresentou um balanço geral da farmácia básica em relação aos atendimentos realizados no mês de maio. Ao todo, foram mais de 2,3 mil usuários do SUS que procuraram as unidades de saúde para obterem medicamentos. A média   mensal em Ilhota é de 1,5 mil atendimentos. “Mas em maio, quando iniciou o inverno, o número elevou em mais de 50% no município”, explica o Secretário de Saúde, Lavino Miguel Nunes.

            Em geral, os medicamentos são destinados para o controle de doenças como: hipertensão, diabetes, infecções, inflamações, verminoses, dor, febre, ansiedade, depressão, asma, tosse e doenças cardíacas. “A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza gratuitamente à população medicamentos mediante receita médica”, ressalta Lavino.


            Além dos remédios básicos, os pacientes poderão encaminhar um processo de pedido de medicamentos de alto-custo. Estes processos levam em torno de 40 a 180 dias para serem atendidos, já que o pedido será encaminhado para Florianópolis para ser analisado por uma equipe de médicos e farmacêuticos. Se preencher todos os critérios da Secretaria de Estado da Saúde (SES) será fornecido ao paciente. No mês de maio, 111 usuários foram atendidos pelo programa de medicamentos de alto-custo da SES. Desses, 99 já receberam os itens solicitados.  


Para adquirir o medicamento de alto-custo – aqueles que não estão incluídos na lista da farmácia básica – a coordenação solicita aos usuários que no ato da solicitação deve ser apresentado o cartão do SUS, além de documento de identificação – Carteira de Identidade e CPF – e comprovante de residência. É necessário também, apresentar exames para justificar o uso do medicamento.


Horários de atendimentos


Os medicamentos da farmácia básica estão disponíveis nos cinco Postos de Saúde do município. Quem é cadastrado no Programa Saúde da Família (PSF), deverá pegar o medicamento na própria unidade. A entrega acontece de segunda à sexta-feira nos seguintes horários:


Unidade de Saúde do Centro: das 08h às 12h e 14h às 17h.


Unidade de Saúde do Alto Baú: das 08 às 12h e das 13h às 17h.


Unidade de Saúde do Braço do Baú: das 08 às 12h e das 13h às 17h.


Unidade de Saúde do Baú Central: das 08 às 12h e das 13h às 17h.


Unidade de Saúde da Pedra de Amolar: das 08 às 12h e das 13h às 17h.


Mais informações podem ser obtidas com a farmacêutica responsável pela farmácia básica, Elizabeth Nunes, pelo telefone 3343-1166 ou com os enfermeiros responsáveis nos postos de saúde do município.




Alexandra M. Marques
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Ilhota/SC
(47) 3343-1166 / (47) 9934-3210
http://www.ilhota.sc.gov.br
imprensa@ilhota.sc.gov.br

plugins premium WordPress