Durante um debate realizado ontem (13), em São José, mais de 1,7 mil agricultores catarinenses puderam conhecer e questionar ações e propostas para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar dos candidatos ao governo do Estado, José Fristch (PT), Espiridião Amim (PP) e Luiz Henrique da Silveira e pelos candidatos a deputados estaduais   Manoel Dias (PDT),  Antônio Carlos Sontag (PSB), César Alvarenga (PSDB), João Fachini (PSOL) e Elpídio Neves (PTC).


Estiveram presentes caravanas de trabalhadores rurais de todas as regiões do Estado. Uma delas saiu de Gaspar com mais de 50 agricultores de Ilhota e Gaspar, e contou também com a presença do secretário de agricultura e meio ambiente de Ilhota – Almir César Paul, do presidente do sindicato dos trabalhadores rurais de Ilhota – Roberto Prebianca e da presidente do sindicato dos trabalhadores rurais de Gaspar – Ivanilde Terezinha Rampelotti.


O debate inédito foi promovido pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina (Fetaesc) realizado no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Os Praianos, em São José e teve por finalidade a cobrança dos candidatos de um plano de reordenação sustentável da agricultura familiar. A maior preocupação da Fetaesc e dos sindicatos rurais hoje é com uma política que propicie a qualidade de vida no meio rural e evite a migração do campo para os maiores centros do Estado.  


O secretário de agricultura e meio ambiente de Ilhota – Almir César Paul, avaliou como positiva as propostas apresentadas e fez destaques aos dados apresentados. “O Estado contabiliza o terceiro lugar em êxodo rural no país, sendo a maioria os jovens. Ilhota possui hoje cerca de 450 pequenas propriedades e vamos tentar conter o êxodo para possibilitar a permanência dos filhos dos agricultores no meio rural”, destaca o secretário.

plugins premium WordPress