O Conselho Tutelar de Ilhota divulgou na segunda-feira (31) o resultado da eleição para escolha dos conselheiros tutelares do órgão. A apuração aconteceu após as eleições, no sábado (29), na Câmara de Vereadores. Segundo a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Rosi Voltolini, foram registrados 343 votos nas urnas do Braço do Baú e das Minas, locais onde foi necessário refazer a eleição por deliberação da juíza da comarca de Gaspar, Drª. Ana Paula Amaro da Silveira.


Os cinco conselheiros eleitos são: Sônia Maria Regado (341), Ana Paula Schmitt (278), José Heleno Miranda (215), Osvaldo Teixeira de Melo Junior (200) e Maria Cláudia dos Santos (165). Duas delas já eram conselheiras, Sônia e Maria Claudia. Também de acordo com o número de votos, foram definidas mais cinco pessoas para assumir o cargo de suplentes: Noeli Silvia Lopes Adão (158), Claudio Lamim ( 119), Alex Luis Mengarda (88), Aurélio Garcia (35) e Claudemiria Novais Alves (12).


A posse da nova equipe de conselheiros ainda não foi definida. O trabalho do conselheiro é assegurar o cumprimento dos diretos previstos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. O mandato é de três anos e os eleitos titulares receberão o salário de R$ 425,00 pagos com recursos do Fundo Municipal de Assistência Social. “Os eleitos titulares e suplentes serão convocados para participarem de uma capacitação, mas a data também não foi definida”, afirma Rosi.


Entenda o caso


A eleição do Conselho Tutelar em Ilhota aconteceu no dia 15 de julho. Mas os eleitores das urnas das Minas e do Braço do Baú tiveram de votar novamente no último sábado por determinação da juíza da comarca de Gaspar, Drª. Ana Paula Amaro da Silveira e do promotor de justiça da mesma comarca, Dr. Murilo Adaghinari. Segundo informações do CMDCA, a falta de documentação por parte dos eleitores e divergência na contagem dos votos foram os principais problemas que resultaram na impugnação das duas urnas.


Segundo informações do CMDCA, na eleição do dia 29, deveriam ter votado 537 pessoas na localidade das Minas, mas compareceram 298. No Braço do Baú 71 deveriam comparecer, mas apenas 45 votaram.

plugins premium WordPress