O município de Ilhota começou a desenvolver seu Plano Diretor Participativo. A primeira etapa iniciou ontem, por volta das 09h, na Câmara de Vereadores do município, onde foi realizada a primeira capacitação da equipe técnica municipal %u2013 responsável por acompanhar os trabalhos relacionados à adequação do Plano Diretor Municipal. Cerca de vinte pessoas participaram do treinamento que foi organizado pela empresa Cidades Planos & Consultoria.


O prefeito Ademar Felisky fez a abertura do evento. Em seu discurso falou sobre a importância participativa dos cidadãos ilhotenses conscientes e preocupados com o desenvolvimento do Plano Diretor para melhor construir o seu município. %u201CEstamos trabalhando numa perspectiva de real construção coletiva e democrática do futuro de Ilhota. A nossa responsabilidade aumenta ainda mais, pois estamos envolvidos na organização do processo de elaboração do Plano Diretor. Mas a responsabilidade é ainda maior para a população, que deverá decidir de forma consciente, como será Ilhota no futuro%u201D, destacou o prefeito.


A equipe técnica formada por 15 representantes da Prefeitura Municipal de Ilhota estará envolvida em todas as etapas de trabalho relacionadas à adequação do Plano Diretor. Durante o encontro, o grupo recebeu orientações básicas sobre os planos de trabalhos a serem realizados no município. Também foi desenvolvido um trabalho em grupo. Nesta atividade, os participantes elegeram um prefeito e demais membros da sociedade para analisarem sobre o planejamento de uma cidade apresentada em um mapa interativo. A experiência fez o grupo analisar pontos positivos e negativos que os moradores podem enfrentar.


Mas essa foi apenas a primeira ação. Outro grupo será definido para acompanhar os trabalhos %u2013 é o chamado grupo social %u2013 que será composto por representantes da Associação Comercial e Empresarial de Ilhota %u2013 ACE-IL, Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí %u2013 Amfri, Câmara de Vereadores, Câmara dos Dirigentes Lojistas %u2013 CDL, Celesc, Casan, Eletrosul, Conselhos Municipais, Sindicatos, entre outras entidades governamentais, não-governamentais e de classe. Os próximos encontros ainda serão definidos pela equipe técnica.


Convênio


Ilhota está realizando seu Plano Diretor Participativo através de um convênio firmado com a Amfri, que oferece esse benefício aos municípios para minimizar os custos da elaboração do Plano Diretor. A empresa Cidades Planos & Consultoria, de Curitiba, que organizou o encontro ontem, foi contratada pela Associação para prestar assessoria aos municípios que tiveram interesse em participar do convênio. O município deverá pagar 12 parcelas, somando um valor total de 110.400,00 reais. Ilhota já repassou à Amfri duas parcelas de R$ 9,2mil cada.


Plano Diretor


O Plano Diretor Participativo é o instrumento básico da política de desenvolvimento do município. Sua principal finalidade é orientar a atuação do poder público e da iniciativa privada na construção dos espaços urbano e rural. O Plano Diretor vai apresentar diretrizes e instrumentos para que os investimentos em saneamento, transporte coletivo, saúde, educação, habitação e turismo sejam distribuídos de forma adequada, garantindo melhores condições de vida à população.


Alexandra M. Marques 


Jornalista MTb/SC 1871-JP


Assessora de Imprensa – Prefeitura de Ilhota


(47) 9934-3210 

plugins premium WordPress