Alunos e professores de quatro escolas da rede pública de ensino de Ilhota participaram ontem (21) da 5ª edição da Feira Regional de Matemática apresentando diversos trabalhos. A exposição aconteceu das 8h30min até às 17h, no Ginásio de Esportes da E.E.B. Prof. Pedro Paulo Philippi, em Itajaí, numa promoção apoiada pela Secretaria Regional de Itajaí e a Gerência de Educação, Ciência e Tecnologia – GEECT.


A Escola José Elias de Oliveira, do bairro Minas, apresentou um trabalho sobre a construção civil. Os alunos fizeram uma maquete da escola e calcularam a quantidade de tijolos utilizada na construção da unidade escolar. A atividade foi coordenada pelo professor de matemática René Santiago Castelain.


Os orientadores Anderson Junior da Silva e Raul Fernando da Silva levaram com seus alunos o projeto “Teorema de Pitágoras e suas aplicações”. O trabalho foi desenvolvido na 7ª série do ensino fundamental da Escola Municipal “Domingos José Machado” e surgiu como estratégia de ensino da disciplina de matemática. O objetivo foi desenvolver as habilidades matemáticas, através de atividades práticas, integrando o grupo para compreender os conceitos matemáticos.


A E.E.B. Marcos Konder apresentou o projeto “O que tem de matemática na trilha de Ilhota”. O objetivo é despertar nos alunos, em fase de alfabetização, curiosidade e interesse pela matemática presente no cotidiano, utilizando a linguagem matemática de forma natural, consciente e positiva. Na prática os alunos desenvolveram o jogo “Trilha de Ilhota” que consiste em pesquisar a história do nosso município. Os alunos foram desafiados a encontrar a presença da matemática neste jogo. A atividade foi coordenada pela professora Noeli Coradin Curioletti.


A Escola Alberto Schmitt, do Baú Central, levou o projeto “explorando o zeoplano”, coordenado pela professora Jocilene Constante. A atividade realizada teve o objetivo de trabalhar adição, subtração e figura geométrica através de brincadeiras. Cada criança confeccionou um quadrado de madeira para melhor entender a matemática.


Foram apresentados trabalhos nas categorias de educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação especial, ensino superior, professores e comunidade. O objetivo do evento é despertar maior interesse aos alunos na aprendizagem da matemática para proporcionar integração com a disciplina, e promover o intercâmbio de experiências.


Alexandra M. Marques


Assessora de Imprensa


(47) 9934-3210


falecomacasa@terra.com.br / imprensa@ilhota.sc.gov.br


MSN: xandagou@hotmail.com

plugins premium WordPress