Agregar valor a matéria-prima, aproveitar os resíduos da banana e gerar renda alternativa para o pequeno agricultor – esses são alguns dos objetivos do curso de Aproveitamento das Fibras de Bananeiras, que está sendo realizado em Ilhota. O curso, promovido pelo Programa Microbacias 2, em parceria com a Epagri e Secretaria Municipal de Agricultura de Ilhota, ensina a agricultores como utilizar as fibras e a casca, normalmente jogadas fora, para a confecção de produtos artesanais.
As aulas estão sendo conduzidas pela engenheira de alimentos, também formada em Belas Artes, Marina Ortega. Ela foi contratada com recursos do Programa de Microbacias 2, com o objetivo de oferecer uma alternativa de renda e subsídios para a melhoria da qualidade de vida ao agricultor familiar. Participam das aulas 15 agricultores de pequenas propriedades rurais moradores na localidade do Barranco Alto, Pocinho e Alto Baú.
Os agricultores já participaram de uma aula sobre processamento da fibra da banana, que foi a primeira etapa realizada no dia 12 de setembro. Também, na prática, já fizeram o preparo do artesanato e do trançado da fibra. Nos próximos encontros irão conhecer como se faz o preparo os artesanatos como bolsas e chinelos. Além disso, os alunos irão confeccionar apliques para móveis. O curso é gratuito, e está sendo realizado no salão da Igreja Luterana, no Alto Baú, com término previsto para o dia 31 de outubro.
Segundo o técnico do Microbacias 2 em Ilhota, Jean Carlos de Andrade Medeiros, capacitar agricultores para trabalhar em atividades que geram renda com alternativas locais foi uma alternativa encontrada para facilitar a vida de quem depende da agricultura. “Com o aproveitamento da fibra dá pra fazer muitos artesanatos como bolsa, chinelo, decoração para mesa, entre outros”, ressalta. Além disso, “os alunos poderão formar um grupo de produção, podendo ser em forma de cooperativa, como uma alternativa de renda. Daremos todo o incentivo”, finaliza.
Alexandra M. Marques
Jornalista MTb/SC 1871-JP
Assessora de Imprensa
(47) 9934-3210
E-mails: falecomacasa@terra.com.br / imprensa@ilhota.sc.gov.br
MSN: xandagou@hotmail.com