Latas, garrafas, filtros de café usado, caixas de leite que seriam jogados no lixo serão transformados em objetos de decoração natalina. É dessa forma, que este ano a Prefeitura de Ilhota, em parceria com uma artesã, irão enfeitar a praça municipal para o Natal, bem como confeccionar uma árvore decorada com três metros de altura e construir a casa do Papai Noel. Para isso, estão promovendo uma campanha de arrecadação de lixos reciclados.


Segundo a profissional responsável por confeccionar as peças natalinas, a artesã Maria Idalina de Abreu, será necessário arrecadar garrafas plásticas “pet” da marca Kuat – na cor verde, filtro de café usado, caixa de leite (vazia e limpa), cabo de vassouras, arame flexível, tinta spray fluorescente na cor vermelha. Interessados em fazer doações de lixo reciclável, devem deixar os objetos na Secretaria Municipal de Educação, situada à rua Leoberto Leal, 160, no Centro. Além de desenvolver uma consciência ecológica, esse trabalho trata também de um projeto social, que sob a orientação da artesã, crianças e jovens carentes residentes no município estarão envolvidos nas atividades, aprendendo a confeccionar as peças de artesanatos.


Além disso, a Secretaria de Educação de Ilhota estará promovendo arrecadação com apoio da comunidade escolar envolvendo todas as unidades de ensino da rede pública municipal. No próximo ano, a artesã será contratada pela Prefeitura de Ilhota, através da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura, para ministrar cursos de reciclagem, oferecidos gratuitamente aos moradores de Ilhota.  


 A criatividade da artesã Nas mãos de Maria Idalina, caixas de leite viram sacolas, retalhos de tecidos e jornais viram bolsas, vidros recebem detalhes em pintura, garrafas “pet” transformam-se em belos objetos de decoração. Tudo fica perfeito para enfeitar, presentear e vender como um excelente trabalho artesanal. “Além de bonitos e úteis, os artesanatos produzidos com lixo reciclado podem ser uma boa fonte de renda”, ressalta a artesã. Maria Idalina é natural de Porto Alegre, mas mora em Ilhota há três anos. Já trabalhou na Prefeitura de Camboriú, através do departamento de assistência social, promovendo cursos de aproveitamento de material reciclado. Seu objetivo é desenvolver atividades que explorem a arte, de forma ecológica contribuindo com o meio ambiente, bem como oferecer uma opção de renda para famílias menos favorecidas economicamente.

plugins premium WordPress