Os agricultores do Alto Baú, no município de Ilhota, decidiram melhorar o sistema de abastecimento hídrico com apoio do Microbacias 2. Desde a última sexta-feira(13), mais de cem pessoas contam com água potável devido a instalação do sistema “Guabiruba”, utilizado com recursos naturais para captar e filtrar água.
Segundo o engenheiro agrônomo responsável pelo Microbacias 2 em Ilhota, Jean Carlos Medeiros, a ação pretende melhorar a disponibilidade de água para as famílias de agricultores, membros do Microbacias do Alto Baú, incluindo também, a Escola Municipal Pedro Teixeira de Melo e a Capela Madre Paulina, ambas instaladas na mesma localidade. “Antes, a comunidade sofria com a falta de água potável ou dependia de poço artesiano, sem boas condições de consumo. Agora os moradores têm água de qualidade”, informa o engenheiro.
O novo sistema de distribuição foi implantado com a participação de empresas e moradores. O Microbacias2, com parceria da Epagri, adquiriu mangueiras, tubos de PVC, duas caixas d`água centrais e mais nove caixas d`água que foram doadas aos moradores. A Casan fez toda a instalação do sistema com auxílio de um técnico. Os moradores contribuíram com a mão-de-obra. A prefeitura de Ilhota, através da Escola Municipal Pedro Teixeira de Melo, também foi parceria dessa ação.
Segundo Jean, a comunidade será responsável pela gestão do sistema, ou seja, através de uma ata serão registradas todas as ações de uso dos moradores. “Os agricultores participaram com a mão-de-obra, através de um grupo que eles formaram, e vão administrar o uso da água consumida pelas famílias”, explica o engenheiro. “Nosso objetivo é despertar o espírito de cooperação e participação para gerir os trabalhos na localidade”, acrescenta.
Informações sobre o Microbacias2: Jean Carlos Medeiros
Telefone: (47) 3343-1321