A próxima quarta-feira, 30, é dia de sair da rotina e realizar uma atividade diferente durante 15 minutos. A proposta é do Dia do Desafio, que é realizada oficialmente em Ilhota pela primeira vez este ano. A cidade já conheceu sua adversária, a Salinas Victória, uma cidade mexicana do estado Nuevo Leon, com aproximadamente 19 mil habitantes.A Diretoria Municipal de Esportes já está se preparando para alcançar o maior número de participantes possível e, assim, conseguir uma boa colocação no ranking de cidades com maior número percentual de participação.
Para isso, a Diretoria lançou uma campanha a fim de convocar toda a comunidade a se engajar e ajudar Ilhota a vencer. “Já visitamos diversas empresas e escolas agendando horários com professores de educação física para que, durante 15, os trabalhadores e alunos possam parar suas atividades e praticar algum tipo de exercício fora da rotina”, explica Nilson Reinert, coordenador da diretoria de Esportes.O coordenador acrescenta que nem só os esportes contarão para a cidade. “Se um grupo de pessoas decidir fazer uma caminhada ou dançar, também contabilizamos pontos”. A Diretoria espera conseguir a participação de aproximadamente 40% da população de Ilhota.A contagem será feita através de telefonemas e começa na 0h do dia 30, indo até às 21h.
Durante o dia haverá, além dos esportes e atividades físicas promovidos pela Diretoria Municipal de Esportes, diversas apresentações culturais para que a comunidade esteja mais integrada.
Dia do Desafio
O evento é realizado no mundo inteiro anualmente, sempre na última quarta-feira de maio, e incentiva as cidades a promover a prática de atividade física diária, ressaltando sua importância para a manutenção da saúde. Para isso, propõe que as pessoas interrompam sua rotina e pratiquem durante 15 minutos qualquer tipo de atividade física.Neste dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma saudável competição buscando envolver o maior número de pessoas e, com isso, estimular a comunidade.