Nunca é cedo demais para aprender sobre a reciclagem e os cuidados que devemos ter com a natureza. Por isso, cerca de 30 crianças, alunas da Escola de Educação Básica Domingos José Machado, passaram a integrar o projeto Com-vida, que visa trabalhar em conjunto com a comunidade para somar esforços na luta a favor do meio ambiente.O projeto envolve alunos de pré-escolar à 8ª séries do Ensino Fundamental e é formado por uma diretoria composta por presidente, vice e coordenador, responsáveis por fiscalizar as ações executadas dentro da escola, e outros membros que participam das reuniões e ajudam a planejar novos caminhos para o Com-vida. Segundo Douglas Dognini, presidente do órgão e estudante da 7ª série, é importante trabalhar para conscientizar os alunos. “Durante todos os recreios alguns alunos ficam com um colete amarelo e trabalham como fiscais. Sempre que alguém joga lixo no chão, eles vão até lá, falam que está errado e explicam como deve ser feito”, comenta.Segundo a professora responsável pelo projeto, Viviane dos Santos, há uma rotatividade nos alunos que trabalham como fiscais, pois assim, cada um deles terá oportunidade de aprender a cuidar do meio ambiente, começando dentro da escola.Além de cuidar do local que freqüentam todos os dias, os alunos que fazem parte do Com-vida também trazem material reciclável para ser revendido. “Trazemos plásticos, garrafas, alumínio, tudo que pode ser reciclado. Depois vendemos e damos o dinheiro para o projeto aqui na escola”, conta Jaqueline Catapan, coordenadora e estudante da 7ª série.
Concurso
Uma das propostas do Com-vida é de que os alunos desenhem uma árvore para ser tomada como símbolo. “Como não sabíamos quem desenhava bem, fizemos um concurso e agora vamos escolher a árvore mais bonita”, conta Douglas. Na chamada “árvore dos sonhos”, ficarão frases e pensamentos que os alunos têm como sonhos ou metas.
Com-vida
A sigla significa Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida. É uma nova forma de organização na escola e se baseia na participação de estudantes, professores, funcionários, diretores, comunidade.
Seu principal papel é contribuir para um dia-a-dia participativo, democrático, animado e saudável na escola, promovendo o intercâmbio entre a escola e a comunidade, através da Educação Ambiental.