Nesta quarta-feira, a secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Ilhota, Marisa Terezinha Pereira, participou da III Conferência Regional das Cidades, realizado das 8h às 17h30, na sede da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí, Amfri, na rua Luiz Lopes Gonzaga, bairro São Vicente, em Itajaí.Durante o evento, os participantes foram separados em cinco equipes que discutiram sobre o lema “Desenvolvimento Urbano com participação popular e justiça social” e o tema “Avançando na gestão democrática das cidades”. Na ocasião, cada grupo ficou responsável por elaborar duas propostas, totalizando 10 projetos que serão encaminhados para a Conferência Estadual, que acontece em São José, nos dias 5 e 6 de outubro.Os representantes do município eleitos para participarem como delegados na Estadual são Antonio Carlos Lobo, que representará a comunidade, e Marisa Terezinha Pereira, que representará o poder público.O presidente da Amfri, Albert Stadler, destacou a importância da conferência. "A iniciativa do Ministério das Cidades é realizar levantamento em todo o país, no sentido de buscar o desenvolvimento regional, trabalho que a Amfri vem realizando há muitos anos e com bastante êxito" afirmou o presidente. 

Palestras

A coordenação da conferência programou três palestras. Inicialmente o superintendente da Caixa Econômica Federal de Blumenau, Jacemar Bittencourt de Souza, realizou uma retrospectiva das duas primeiras conferências e falou sobre a necessidade, importância para os municípios, objetivos e a Política do Desenvolvimento Urbano.Já o professor Marcus Polette, da Univali, falou sobre a capacidade administrativa e o planejamento institucional. Em seguida, Carlos Etor Averbeck, gerente da filial da Caixa Econômica Federal de Florianópolis, falou sobre Geração de Recursos nos Municípios.

Conferência Regional

A Conferência é parte de um processo que acontece por todo país e estabelece que os municípios com menos de 20 mil habitantes se reúnam e envolvam a população, estabelecendo as diretrizes para definir as prioridades de cada cidade no que diz respeito ao desenvolvimento urbano.O foco está na definição de ações que possam ser articuladas tanto nas esferas municipal, estadual, quanto federal.

plugins premium WordPress