Através de uma parceria entre o Ministério da Educação e a Prefeitura de Ilhota, o município firmou no mês de agosto o Termo de Adesão ao Plano de Metas e Compromissos “Todos pela Educação”, do Governo Federal.Com a adesão ao Termo, o município se compromete a cumprir as diretrizes estabelecidas pelo MEC a fim de promover uma educação de maior qualidade para a população. “Para que possamos cumprir os objetivos propostos pelo MEC, o Governo irá repassar uma verba cujo valor ainda não foi estabelecido”, explica o secretário de Educação, Marcelo Jacob.Dentre as diretrizes impostas estão estabelecer como foco a aprendizagem; matricular o aluno na escola mais próxima de sua residência; promover a educação infantil; manter um programa de alfabetização de jovens e adultos; combater a evasão escolar; promover a gestão participativa na rede de ensino; dentre outros.Para o secretário, a medida trará muitos benefícios para o município e já começou a ser colocada em prática. “Uma das especificações do Termo é a criação de um plano de educação, por isso, teremos uma reunião no próximo dia 21 de setembro a fim de discutir e elaborar este Plano”, revela. 

IDEB

As ações propostas pelo Termo visam possibilitar o cumprimento das metas estabelecidas para o aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, IDEB, para o país.

De acordo com o documento, a meta é subir de 3.6 pontos, para 5.8 até o ano de 2021. Para isso, mobilizar a comunidade e suas lideranças, profissionais de educação do município, pais e alunos, dentre outros, para, em parceria com o MEC, cumprir a trajetória do IDEB.

plugins premium WordPress