Em meio ás comemorações referentes ao Dia Mundial do meio Ambiente, celebrado ontem, quinta-feira, a Secretaria de Turismo de Ilhota dá a dica para quem quer curtir o final de semana em meio às belezas naturais da região.
Para os amantes da aventura, as práticas de rapel, trilha e cicloturismo podem ser desfrutadas no Morro do Baú, que fica localizado no Alto Baú, em Ilhota.
O local está aberto para visitação e, para entrar, basta desembolsar a quantia de R$ 2. Já para aqueles que decidirem acampar no local, a quantia é de R$ 5.
De acordo com a secretária de Turismo, Marisa Terezinha Pereira, são necessárias aproximadamente 5h30 para uma pessoa que possui condicionamento físico normal percorrer todo o trajeto, incluindo pausas para descanso.
Morro do Baú
O Parque abrange uma área de 750 hectares de Floresta Ombrófila Densa da Encosta Atlântica em bom estado de conservação e apresenta grande valor paisagístico, com cachoeiras, grutas e um pico de 812,46m.
De propriedade do Herbário Barbosa Rodriques, seu principal objetivo é preservar e desenvolver pesquisas sobre conservação e manejo de florestas, além de implementar a educação ambiental junto a seus visitantes e moradores vizinhos do parque.
Junto a sede do Parque existe uma área de camping, bem como banheiros femininos e masculinos, área com churrasqueiras e vasto espaço para a prática de esportes como voleibol e futebol. Próximo ao camping fica a cachoeira Véu da Noiva.
O visitante que deseja ir até o topo do morro, conta com uma trilha autoguiada, onde são fornecidas informações sobre a altura e distância até o ponto mais alto do parque. No topo do morro há um mirante, onde os visitantes podem avistar o mar, e a região de Gaspar, Blumenau e Luís Alves.