A meta estabelecida para o ano de 2015 foi alcançada este ano pelo município de Ilhota com relação ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Ideb, para as séries iniciais do sistema municipal de educação.
O aumento de 40% com relação ao último índice analisado surpreendeu a administração do município. Para o secretário de Educação, Marcelo Jacob, o aumento é resultado dos diversos investimentos feitos na área durante o período de 2005 e 2007, quando ocorreu a avaliação.
De acordo com dados da Prova Brasil e do Censo Escolar, em 2005, as séries iniciais e as séries finais possuíam a marca de 3,6 pontos no Ideb. Após nova avaliação realizada este ano, o número registrado pelas séries iniciais subiu para 5, mesma meta estabelecida para o ano de 2015. Já as séries finais, alcançaram a marca de 4,3, um aumento de 20% e apenas 0,2 pontos a menos do que a meta traçada para 2015.
O secretário destaca que a avaliação leva em consideração o desempenho dos alunos, a estrutura escolar oferecida para o desenvolvimento educacional dos estudantes e também a formação profissional de professores, diretores e outros gestores da educação no município.
Marcelo aponta que, apesar da meta ter sido alcançada com antecedência, as ações de incentivo à educação em Ilhota continuarão a todo o vapor. “Ficamos muito contentes com o resultado e sabemos que ele é fruto de um trabalho de equipe. Continuaremos a lutar para que esse número aumente cada vez mais”, revela.
Para isso, a Secretaria dará continuidade a projetos aplicados recentemente, integrantes do Compromisso Todos pela Educação. As ações incluem capacitações, reformas, ampliações, melhorias na biblioteca pública, reforço escolar, aceleração, psicólogos, projetos no contra turno, dentre outros.
Ideb
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, médias de desempenho nas avaliações do Inep e a Prova Brasil.
As metas são diferenciadas para todos os municípios e serão apresentadas bienalmente de 2007 a 2021. Estados, municípios e escolas deverão melhorar seus índices e contribuir, em conjunto, para que o Brasil chegue à meta 6,0 em 2022, ano do bicentenário da Independência.