Os alunos da rede municipal de educação poderão contar com o suporte de um fonoaudiólogo a partir de agosto. A contratação do profissional foi acertada no início deste mês, durante uma reunião com educadores e gestores educacionais, e visa atender a grande demanda encontrada nas escolas.
O fonoaudiólogo deverá auxiliar os processos de aprendizagem do aluno, atuando nas dificuldades de comunicação e nas funções neurovegetativas, como sucção, mastigação, deglutição e respiração.
De acordo com o secretário de Educação, Marcelo Jacob, o trabalho será realizado com as crianças, sendo que as orientações serão dadas aos pais e responsáveis.
A atuação do fonoaudiólogo terá caráter preventivo e de orientação, com a proposta de atividades para serem realizadas em casa e dentro do âmbito escolar. Os casos de maior complexidade serão encaminhados para atendimento individualizado, realizado em consultório.
O trabalho do fonoaudiólogo será divido em nove áreas, como triagem, avaliação, orientação aos pais, reunião com grupos de pais, estimulação precoce das crianças, encaminhamento para profissionais especializados, acompanhamento do desenvolvimento normal e patológico dos alunos, de trabalho em conjunto com os professores e encaminhamento para terapia individual realizada no consultório.
Atividades
Uma das atividades sugeridas pelo projeto que prevê a atuação do profissional na escola, é a estimulação da leitura e da escrita através de ações que visem aumentar o interesse dos alunos pela literatura e pela expressão oral.
Além disso, a realização de palestras e orientações aos pais, a fim de prevenir e reduzir problemas de comunicação nos relacionamentos entre pais e filhos, sendo que o fonoaudiólogo poderá sugerir atividades que estimulem a linguagem, fala, audição e hábitos adequados de mastigação, deglutição e respiração.