Se as obras de acabamento seguirem o cronograma, a partir da próxima semana, a comunidade que reside na localidade da Pedra de Amolar poderá contar novamente com o atendimento do Posto de Saúde da Família, PSF, que permaneceu fechado devido a obras de construção e ampliação da unidade.
A previsão é da secretária de Saúde, Jocelene da Silveira. Segundo ela, a inauguração deverá ocorrer neste sábado. “Estamos acelerando os trabalhos para que isso aconteça. Falta pouco para podermos reinaugurar o local”, destaca.
Com a reforma na estrutura do Posto, o ambiente contará com uma sala específica para vacinação, uma nova sala de espera para que a comunidade tenha maior conforto nos dias de consulta, um novo ambiente para a aplicação de curativos, um espaço reservado para os procedimentos de inalação e outro para a esterilização de equipamentos, além de uma nova sala para os serviços de enfermagem.
Conforme informações da Secretaria de Saúde, o terreno utilizado para construção da nova estrutura está situado em frente ao antigo Posto e havia sido adquirido ainda no ano de 2007. No local, havia uma construção antiga que foi demolida para dar lugar às novas dependências da unidade.
Construção
Apenas as paredes do antigo Posto serão reaproveitadas. Todo o forro foi trocado algumas divisórias foram demolidas para reformular o espaço e adaptá-lo à nova realidade da localidade.
O Posto de Saúde da Família fica próximo ao Sindicato dos Trabalhadores e está sendo ampliado devido ao aumento na demanda. Agora, a Unidade de Saúde contará com 100m² a mais. Ou seja, terá uma área de 173,93m² para o atendimento à comunidade.
Atualmente, o PSF da localidade de Pedra de Amolar atende cerca de 1500 pessoas e, enquanto as obras são finalizadas, todo o atendimento à população está sendo realizado em caráter de urgência na escola Valério Gomes.