Crianças e adultos deverão ser vacinados no próximo sábado, dia 9, quando acontece o dia D das campanhas de vacinação contra a poliomielite, para as crianças, e de rubéola, para os adultos.

Neste dia, os pais que levarem seus filhos até as unidades de vacinação já poderão aproveitar para receber a dose contra a rubéola, obrigatória para homens e mulheres entre 20 e 34 anos de idade.

A secretária de Saúde, Jocelene da Silveira, conta que é muito importante que os pais tragam seus filhos para tomarem a segunda dose da vacina. Em Ilhota, a expectativa é de que 100% das crianças sejam vacinadas. Já em Santa Catarina, A expectativa da Secretaria Estadual de Saúde é que 450 mil crianças recebam a vacina contra a paralisia infantil.

Para evitar que a doença volte a se manifestar em Santa Catarina, mais de 10 mil profissionais estarão distribuindo as gotinhas em mais de 3 mil postos de vacinação. No Brasil, estão sendo distribuídas pelo Ministério da Saúde quase 30 milhões de doses da vacina.

Rubéola
A enfermeira Ana Teresa Americano, que também é a responsável pela Vigilância Epidemiológica do município, explica a última campanha realizada no país contra a rubéola aconteceu em 2002, quando todas as mulheres que não estavam grávidas foram vacinadas. Porém, devido a um surto da doença que atingiu principalmente os homens no ano de 2007, o Ministério da Saúde decidiu retomar a campanha.

Segundo Ana Teresa, a meta do município é vacinar 1883 homens e 1912 mulheres, porém, a faixa etária a ser vacinada é um dos fatores que poderá complicar o desenvolvimento da campanha, pois segundo ela, as pessoas entre 20 e 39 anos estão trabalhando no horário comercia. Assim, a Secretaria decidiu visitar confecções, oficinas e o comércio, para que ninguém fique de fora.

plugins premium WordPress