A agente técnica do Instituto Ayrton Senna, Silene Maria Ferreira, esteve reunida durante todo o dia de hoje, terça-feira, com o Secretário de Educação, Marcelo Jacob, e outros gestores da pasta a fim de avaliar a aplicação do Gestão Nota 10, um projeto que trabalha com indicadores e metas gerenciais, capacitação dos profissionais em serviço e informação em tempo real.
Desde o mês de junho, quando o projeto foi implantado em Ilhota, diretores da Secretaria trabalharam no levantamento de dados sobre a situação educacional do município e conforme Silene, este foi apenas o primeiro contato feito com os educadores. “O objetivo da visita foi apresentar uma análise dos dados levantados por eles e dar sugestões de como proceder de agora em diante”, explica.
O programa Gestão Nota 10 visa trabalhar o desenvolvimento do aluno em parceria com professores e diretores das escolas. Agora, a Secretaria receberá um plano de ação, indicando quais os procedimentos devem ser adotados para que o sistema educacional no município seja otimizado.
Gestão Nota 10
Para superar questões como analfabetismo, distorção idade-série, reprovação, repetência e abandono, o Programa Gestão Nota 10 aponta como solução escolas autônomas dentro da rede de ensino, geridas por diretores tecnicamente competentes e com apoio gerencial e pedagógico da Secretaria de Educação. O Gestão Nota 10 integra a Rede Vencer, que reúne soluções educacionais implementadas pelo Instituto Ayrton Senna para qualificar o desempenho escolar de crianças e jovens.
Até o ano de 2007, 592.219 crianças eram atendidas pelo programa, 19.248 educadores haviam sido formados e 51 municípios integravam a iniciativa.
Em Santa Catarina, cerca de dez municípios já conta com o auxílio do projeto para o desenvolvimento de ação pedagógicas que auxiliem na formação dos alunos. Dentre eles, Itajaí, Joinville, Balneário Camboriu, dentre outros.