Um encontro na região do Baú entre o prefeito Ademar Felisky e o governador Luiz Henrique garantiu o auxílio do Governo do Estado na reconstrução de casas, reposição da rede elétrica e no auxílio aos agricultores locais para que a região volte à normalidade após as fortes chuvas que atingiram Santa Catarina.
A reunião aconteceu ontem, domingo, e também contou com a presença dos presidentes da Cohab, Maria Darci Mota Beck, da Celesc, Eduardo Pinho Moreira, e dos secretários regional de Blumenau, Paulo França, e da Agricultura, Antônio Ceron. Na ocasião, o governador disse que os problemas da comunidade de Ilhota serão prioridade. “Vamos gastar aqui o que for necessário para esta região voltar as suas atividades e recompor a vida dos moradores”, destacou Luiz Henrique.
Para atender a demanda de energia elétrica, a Celesc está construindo provisoriamente uma linha de 25 quilômetros, saindo de Itajaí até Luis Alves, pois a recuperação do sistema elétrico na região pode demorar até oito meses. A empresa ainda comprou, juntamente com a Cohab, três mil geladeiras e 2,5 mil aquecedores solares para distribuir aos moradores, além de lâmpadas às residências danificadas.
A presidente da Cohab assegurou recursos disponíveis para a construção de 523 casas, das quais Itajaí já recebe as primeiras devido à disponibilidade de terreno. Maria Darci afirmou que pretende trabalhar junto com as associações e representantes locais, de forma que os moradores decidam os terrenos para construção das casas.
Também participaram da reunião o presidente da Epagri, Murilo Flores; o vice-presidente da Cidasc, Aldair Kozuchovski; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Eliésio Rodrigues; o diretor da Defesa Civil, major Márcio Luiz Alves; e os deputados João Matos e Ada De Luca.