Depois de ter sua casa atingida pela enchente e pelos deslizamentos registrados no último mês, Célia Maria Saes, moradora do bairro Minas, foi até às dependências da Paróquia São Pio X na manhã de hoje, terça-feira, para fazer o encaminhamento da documentação que libera o saque de seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, FGTS.
Célia conta que o valor chega em boa hora e que será investido na recuperação de seu patrimônio. “Minha casa foi atingida. A parede quebrou e também perdi alguns móveis. Vou usar esse dinheiro para tirar o barro que está no local e reconstruir o que for possível”, destaca a moradora, que irá retirar integralmente o Fundo.
O atendimento desta terça-feira é voltado para as pessoas cujos nomes têm como iniciais as letras C, D, E e F e segue até às 16h. O posto de atendimento reabre dia 2 de janeiro, às 9h, para as letras G, H, I, J e K. As letras L, M e N serão atendidas no dia 5 de janeiro. As letras O, P, Q, R, S e T no dia 6 e as demais no dia 7 de janeiro. Aqueles que perderem a data para o encaminhamento deverão aguardar até o final do cronograma.
Além de funcionários da Caixa, a Prefeitura de Ilhota também reuniu outros colaboradores que deverão auxiliar nos trabalhos para que toda a comunidade possa ser atendida com agilidade.
A gerente geral da Caixa de Gaspar, Rosangela Ferreira Schramm, explica que há cerca de 4.400 trabalhadores cadastrados no PIS em Ilhota e todos poderão retirar o Fundo. Para habilitação dos saldos, os titulares das contas deverão comparecer nessa central de atendimento, conforme o cronograma, trazendo consigo número do PIS ou cartão do cidadão; original e cópia da Carteira de Identidade, comprovante de endereço (emitido nos últimos 120 dias anteriores à 23/11/2008), e carteira de trabalho (cópia das folhas de identificação e registros de contratos de trabalho).
Os pagamentos serão efetuados a partir de 5 dias úteis após o encaminhamento dos documentos, conforme senhas distribuídas no dia do encaminhamento, inicialmente nas agências da Caixa.