Desde a última semana Ilhota conta somente com um abrigo. Todas as escolas já foram desocupadas antes do início do ano letivo, 16 de fevereiro. Parte da população desabrigada alugou casas com o apoio do Auxílio Reação liberado pelo Governo do Estado.  Outra parcela de moradores foi para residências de parentes e amigos. 

Atualmente 50 pessoas estão morando temporariamente no abrigo, que está sediado no salão paroquial da Igreja Cristo Rei, no Baú Baixo. No local cada família tem direito a quartos reservados com trancas. O tamanho e a quantidade de cômodos por famílias variam de 9 a 15m², de acordo com o número de pessoas de cada família. Em cada quarto foram disponibilizadas uma cama de casal e um beliche. O número também pode variar de acordo com as necessidades. Estofados e uma televisão estão à disposição dos desabrigados em uma área de uso comum. As refeições são preparadas por uma cozinheira contratada pela prefeitura de Ilhota.  O local para lavar roupas também é para uso de todos os moradores.

O poder público municipal de Ilhota já está providenciando novas moradias àqueles que não possuem mais residências. As negociações com a Cohab/SC já estão em fase  avançada.

Números

Durante a última semana de novembro de 2008, Ilhota contava com 776 pessoas desabrigadas e 2.200 desalojadas. Atualmente são 50 desabrigados e cerca de 1.200 desalojados. Apenas um abrigo ainda está ativo.

Serviço:
Abrigo de Ilhota – Igreja Cristo Rei
Rua Bernardino Francisco de Souza, s/n
(conhecido também como Estrada Geral do Baú Baixo)
Baú Baixo – Ilhota

plugins premium WordPress