Acontece em Ilhota neste fim de semana a tradicional Festa do Divino Espírito Santo. O evento será realizado no salão paroquial da Igreja Matriz São Pio X, no Centro do municipio.

A origem da festa do Divino Espírito Santo remonta às celebrações religiosas realizadas em Portugal a partir do século XIV, nas quais a terceira pessoa da Santíssima Trindade era festejada de forma pública, com distribuição de comida e esmolas. Esta festividade acontece em várias cidades, apresentando características distintas em cada local, mas mantendo em comum elementos como a pomba branca e a santa coroa, a coroação de imperadores e a distribuição de esmolas. Além de fortalecer a identidade cultural do município, a festa fomenta sentimentos de piedade e caridade em todos que a prestigiam. Essas celebrações aconteciam cinquenta dias após a Páscoa, comemorando o dia de Pentecostes, quando, segundo a tradição cristã, o Espírito Santo desceu do céu sobre os apóstolos de Cristo sob a forma de línguas como de fogo.

Desde seus primórdios, os festejos do Divino, realizados na época das primeiras colheitas no calendário agrícola do hemisfério norte, são marcados pela esperança na chegada de uma nova era para o mundo dos homens, com igualdade, prosperidade e abundância para todos.

 A festa do Divino Espírito Santo é uma das manifestações culturais que estão sendo mapeadas pelo Departamento Municipal de Cultura. O objetivo da ação é consolidar o selo cultural de Ilhota.

Com informações do Departamento de Cultura de Ilhota.

plugins premium WordPress