Iniciou no dia 30/08 a formação de sensibilização para o tema das relações étnico-raciais promovida pela Secretaria de Educação de Ilhota. Nesse encontro a ministrante Graziela Cristina Gonçalves trouxe a importância dos feitos africanos e indígenas ao longo da história, das personalidades, da importância de se abordar o tema nas unidades escolares em consonância às leis 10.639/2003 e a 11.645/2008 que tratam da obrigatoriedade das temáticas História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. No dia 01/10, a ministrante em parceria com o arqueólogo Darlan Cordeiro tratou sobre a ancestralidade e valores civilizatórios dos povos e de letramento racial, aprofundando o tema explorando métodos lúdicos para abordar Valores Civilizatórios Afro-Brasileiros em sala de aula.

No dia 24/10, a ministrante visitou as unidades escolares e em roda de conversa com professores, tratou das habilidades possíveis de desenvolvimento em cada componente curricular para o tema das relações, apreciou trabalhos expostos, conversou com alunos a respeito da temática.

Já no dia 01/11, Graziela focou em oficinas com atividades focadas em religiosidade, musicalidade, ludicidade e corporeidade. A Formação docente se encerrará no dia 22/11, com culminância dos trabalhos desenvolvidos nas unidades de ensino e apresentações culturais relacionada ao tema, data essa alusiva ao Dia da Consciência Negra que acontece no dia 20 de novembro.

plugins premium WordPress