Em razão do alto índice de infestação do mosquito Aedes aegypti, o Prefeito de Ilhota/SC, através do Decreto Nº 1.136, declarou Situação de Emergência em Saúde Pública em todo o território municipal. Essa medida é uma resposta às informações alarmantes contidas no Informe Epidemiológico nº 02/2024, que evidenciam a necessidade de ações imediatas para combater a proliferação do mosquito e prevenir doenças como Dengue, Zika Vírus e Chikungunya.

O decreto autoriza a Secretaria Municipal de Saúde a mobilizar recursos humanos e equipamentos de diversos órgãos da Prefeitura e entidades privadas para intensificar as ações de combate aos focos de proliferação do mosquito. Além disso, permite a contratação temporária de pessoal e a aquisição de bens e insumos necessários ao desenvolvimento dessas atividades, com dispensa do processo regular de licitação, dada a urgência da situação.

A população de Ilhota é convocada a colaborar ativamente nesse combate, realizando a limpeza de terrenos baldios, permitindo o ingresso dos agentes públicos em imóveis residenciais e comerciais para a realização de ações de controle, e recolhendo materiais que possam servir de criadouros para o mosquito.

A articulação com os órgãos da União e do Estado será intensificada, visando uma atuação integrada e permanente no enfrentamento desse desafio. Este Decreto entra em vigor imediatamente e tem validade por 180 dias.

A Prefeitura de Ilhota reforça o compromisso com a saúde e o bem-estar de seus munícipes e solicita a colaboração de todos nessa importante batalha contra o Aedes aegypti.