Por dois anos consecutivos, Ilhota   se destaca entre os municípios da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí – Amfri com uma cobertura vacinal de 100% nos idosos acima de 60 anos. Ao todo, foram vacinadas contra a gripe (influenza) 966 pessoas, entre os dias 24 de abril e 12 de maio.

De acordo com o Secretário de Saúde, Lavino Miguel Nunes, o sucesso da cobertura é resultado do empenho dos profissionais do Programa de Saúde da Família (PSF), que monitoram cada bairro através dos cadastros e, com isso, controlam os dados de cada idoso residente no município.

A influenza ou gripe é uma doença infecciosa do sistema respiratório, de natureza viral e altamente contagiosa, podendo apresentar desde uma forma leve e de curta duração, até formas clinicamente graves. A influenza rapidamente se dissemina, sendo responsável por elevada mortalidade em grupos de maior vulnerabilidade.

Uma abrangente cobertura reflete na redução das internações hospitalares por doenças do aparelho respiratório. As mais freqüentes são: a pneumonia viral primária e a pneumonia bacteriana secundária, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. A vacina é a opção para prevenção contra a gripe, redução da morbidade, evitar gastos com medicamentos, entre muitos outros benefícios, ressalta o secretário.

Alexandra Martins Marques

Prefeitura Municipal de Ilhota