O prefeito de Ilhota, Ademar Felisky, foi hoje (05) para o Rio de Janeiro, onde irá receber o certificado de implantação da biblioteca pública para o município. A entrega acontece amanhã (06), durante o 13 ° Encontro Nacional do Sistema de Bibliotecas Públicas, realizado juntamente com o 1º Simpósio Latino Americano de Bibliotecas Públicas. Às 10h30min, o Ministro da Cultura – Gilberto Gil fará a abertura solene da entrega dos diplomas aos prefeitos dos municípios contemplados. O Secretário Municipal de Educação de Ilhota, Marcelo Jacob, também estará presente no evento.
Ilhota está entre os 32 municípios catarinenses que receberam este ano um kit que compõe uma biblioteca pública através do programa Livro Aberto, do governo federal, executado pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN). O kit é composto por uma coleção com cerca de 2 mil livros, oito estantes em aço, um computador com software especial para biblioteca, impressora, um no breack, um aparelho de TV, aparelhos de DVD, vídeo cassete, som (AM, FM, CD e Tape), dois circuladores de ar, seis jogos de mesas e 24 cadeiras, uma mesa de trabalho e uma cadeira giratória com braço.
Em contrapartida, a Fundação Biblioteca Nacional “FBN” exige que os municípios ofereçam um espaço de fácil acesso à comunidade, com área mínima de 60 m², instalações adequadas com sistema de alarme e pelo menos um funcionário específico. Em Ilhota, a biblioteca será instalada na rua Joleto Valgas, no centro, próximo ao estabelecimento da polícia militar e delegacia da polícia civil. Ainda não há data prevista para instalação dos equipamentos, pois a coordenação do Sistema de Bibliotecas de Santa Catarina ainda não definiu a data para entrega dos kits nos municípios.
Para o prefeito Ademar, a biblioteca é mais uma conquista para o município. “Esse é um benefício muito importante para nós, já que ainda não temos biblioteca pública, apenas existem bibliotecas escolares. Dessa forma, toda a população ilhotense terá acesso à leitura, poderá fazer pesquisas e terá mais informação”, comemora. “A biblioteca pública é fundamental para o desenvolvimento sócio-cultural do cidadão”, ressalta.
O Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas foi instituído na FBN em maio de 2002. Segundo o bibliotecário e coordenador do Sistema Estadual de Bibliotecas de Santa Catarina, Rosálvio José Sartortt, apenas quatro municípios catarinenses não conseguiram atender as normas para a implantação do espaço que propicia leitura.
O EVENTO
O encontro está sendo realizado no Auditório Machado de Assis, na Fundação Biblioteca Nacional (FBN), entre os dias 5 e 8 de junho. Durante o encontro, a FBN também irá lançar oficialmente o site do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) – seu novo portal da internet, e o Biblivre, software desenvolvido para as bibliotecas municipais de todo o país.
—Alexandra M. Marques
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Ilhota/SC
Para agendar entrevistas, favor ligar para (47) 3343-1166 ou (47) 9934-3210.
http://www.ilhota.sc.gov.br
imprensa@ilhota.sc.gov.br