Inicia nesta segunda-feira (05), a primeira etapa da campanha de vacinação contra a poliomielite. Entre os dias 05 e 16 de junho as áreas afastadas dos postos de saúde serão visitadas pelas equipes de saúde, para a imunização das crianças menores de cinco anos.


As unidades de saúde do Centro, do Baú Central e Pedra de Amolar, estarão aplicando as doses das 8h às 17h. A meta da Secretaria é imunizar 890 crianças, sendo 144 delas menores de um ano e 746 na faixa de um a cinco anos. Já as Unidades de Saúde do Alto Baú e Braço do Baú irão atender nos dias 6 e 8, das 14h às 17h.


No próximo sábado (10), Dia Nacional da Vacinação contra a Paralisia Infantil, das 8h às 17h, os postos do Centro, do Baú Central e Pedra de Amolar ficarão abertos ininterruptamente para ofertar as gotinhas da Sabin. Não existe contra-indicação absoluta para a aplicação da vacina oral contra a poliomielite. A vacina possui segurança bem estabelecida e reações adversas associadas a ela são raras.


Durante a campanha são disponibilizadas ainda outras vacinas (hepatite B, Tetravalente, tríplice viral, tríplice bacteriana e rotavírus) para atualizar o esquema vacinal das crianças menores de cinco anos. A enfermeira coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Jocelene Arceno, orienta as mães para levarem as carteirinhas de vacinação de seus filhos.


A Doença


A poliomielite (paralisia infantil) é uma doença causada por um enterovírus, denominado poliovírus. É mais comum em crianças, mas também ocorre em adultos. A transmissão do poliovírus pode se dar de pessoa a pessoa através de contato fecal-oral, ou   por contaminação em água e alimentos.Quando infectado no sistema nervoso, pode ocasionar a destruição de células (neurônios motores), o que resulta na paralisia flácida (permanente ou transitória) ou, eventualmente, evoluir para o óbito.

plugins premium WordPress