Na última terça-feira (20), o secretário de Agricultura e Meio de Ambiente de Ilhota, Almir César Paul, esteve em Indaial, participando do seminário sobre o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária – SUASA, promovido pelo deputado federal, Cláudio Vignatti, líder da bancada catarinense na comissão de agricultura da Câmara dos Deputados.
Técnicos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) fizeram orientações e esclarecimentos sobre o Sistema que está em vigor desde 31 de março de 2006, em decreto 5.741, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A medida beneficia agroindústrias brasileiras, que a partir de 1º de julho poderão comercializar seus produtos em qualquer lugar do Brasil, desde que o município faça sua solicitação de adesão ao sistema junto ao MAPA.
Conforme explicação, o SUASA prevê ações de inspeção e fiscalização de produtos de origem animal, vegetal e de insumos agropecuários, que facilitará o processo de comercialização dos produtos da agricultura familiar. “A Lei padroniza os serviços de inspeção por qualquer uma das instâncias do SUASA – União, Estados e municípios”, esclarece Almir.
Antes do decreto assinado pelo presidente Lula, o agricultor não podia vender seu produto além do município em que era produzido, a menos que aderisse ao sistema de inspeção estadual ou federal, o que se inviabilizada alguns produtores devido ao alto custo. “Com o SUASA, acabam as fronteiras em nosso país para a comercialização dos produtos agroindustriais, porém o município precisa aderir ao SUASA”, destaca.
Para o secretário, a implantação do SUASA deverá contribuir muito para municípios pequenos como Ilhota, onde o mercado consumidor não absorve toda a produção local. “A Lei permite ainda, a criação de consórcios intermunicipais de inspeção sanitária. Esse é um beneficio que iremos solicitar para Ilhota na próxima reunião do colegiado de secretários municipais de agricultura da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí-Amfri, que deve acontecer ainda nesta semana”, finaliza Almir.
O evento aconteceu no auditório da Associação Comercial de Industrial de Indaial, onde contou também com a presença do prefeito de Indaial Olímpio Tomio, secretário de agricultura e abastecimento de Itajaí, Antônio Oraci de Mello, representantes de agroindústrias, técnicos agrícolas, representantes de movimentos sociais, prefeituras e demais entidades ligadas à agricultura familiar.
Foto-legenda:
Da esquerda para direita: Secretário de agricultura e abastecimento de Itajaí, Antônio Oraci de Mello, prefeito de Indaial Olímpio Tomio, deputado federal Cláudio Vignatti e o secretário de agricultura e meio ambiente de Ilhota, Almir César Paul.
Alexandra Martins Marques
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Ilhota
(47) 3343-1166 / 9934-3210
imprensa@ilhota.sc.gov.br
http:// www.ilhota.sc.gov.br