A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, cumprindo mais uma etapa do Projeto Piava, fará distribuição gratuita de mudas de plantas nativas que compõem a mata ciliar. O Projeto Piava tem como um de seus objetivos, o plantio de árvores nativas pioneiras como parte do programa de recuperação ambiental, conforme informa o coordenador do projeto em Ilhota, Renato Cerqueira Pombal.
Nos próximos dias 21 e 22, serão distribuídas cerca de quatro mil mudas de plantas como ipês, canelas, cedro, licurana, entre outras, aos interessados que fizeram cadastro na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente aderindo ao Projeto Piava. Segundo o coordenador, haverá distribuição de mudas todos os meses até maio de 2007. “Todos que solicitarem as mudas serão atendidos”, ressalta Renato. “A prefeitura também irá plantar mata ciliar em algumas áreas públicas como na localidade Ilha Bela, Centro e margens do Rio Itajaí-Açú”, destaca o secretário de agricultura e meio ambiente, Almir César Paul.
O programa de recuperação de mata ciliar beneficia à população em geral interessada em adquirir mudas de plantas nativas. Para Renato, isso significa também uma grande vantagem para os produtores de arroz das margens de rios que são obrigados a recuperar essas áreas. “Os produtores poderão receber as mudas gratuitamente, basta fazer o cadastro na secretaria de agricultura”, informa o coordenador.
O Projeto Piava é patrocinado pela Petrobrás em parceria com o Comitê de Bacias do Rio Itajaí e a Universidade Furb – de Blumenau, que objetiva a construção de uma política sustentável de proteção de nascentes e matas ciliares na bacia do Rio Itajaí. Existem seis sub-projetos: Educação Ambiental; Recuperação da Mata Ciliar; Produção de Mudas; Fortalecimento de Políticas Ambientais Municipais; Desenvolvimento do Sistema de Informações da Bacia do Itajaí; e Aparelhamento Institucional da Agência da Água.
PRODUÇÃO DE MUDAS
Uma das metas do Projeto Piava é produzir até maio de 2007, um milhão de mudas para recuperar 18 hectares de mata ciliar ou cerca de 18 quilômetros lineares de rio por cada um dos 50 municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí. As mudas serão produzidas em viveiros administrados por diversas entidades, entre prefeituras, organizações não-governamentais (ONG´s) de várias regiões.
Mais informações sobre o Projeto Piava em Ilhota, tratar com Renato Cerqueira Pombal, das 08 às 17h, na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, situada à rua Frei Jacinto, nº 33, piso superior, no Centro. Informações pelos telefones (47) 3343-1321 / 8818-6408 ou agricultura@ilhota.sc.gov.br
Alexandra Martins Marques
Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Ilhota
Para agendar entrevistas favor ligar para (47) 3343-1166 / 9934-3210