O Dia Nacional de Combate ao Fumo – 29 de agosto, foi marcado por diversas ações, realizadas pela equipe da Secretaria de Saúde e Bem-Estar Social de Ilhota. O tema da campanha no município foi “cigarro é uma droga. É isso que você quer para sua vida”. Foram realizadas blitz educativas para chamar a atenção da população quanto aos males causados pelo fumo. Os estudantes do município também participaram de palestras sobre o tema.


Durante o pedágio, as equipes ficaram concentradas em três pontos estratégicos: na Pedra de Amolar em frente ao Posto de Saúde; no Baú Central em frente à Escola Municipal Alberto Schmitt e no Centro em frente ao Banco do Brasil, na rua Frei Jacinto. Foram distribuídos mais de dois mil panfletos educativos, que explicavam a composição e os males do cigarro. O secretário de Saúde e Bem-Estar Social de Ilhota Miguel Lavino Nunes, avaliou como excelente a participação da população. “Inclusive aqueles que não puderam receber os panfletos durante o pedágio, foram solicitar o material na Secretaria de Saúde”, revela o secretário.  


Para reforçar as atividades no Dia Nacional de Combate ao Tabagismo, uma equipe de enfermeiros realizou palestras desde o início da semana para estudantes de 5ª a 8ª série e ensino médio das escolas da rede municipal e estadual estabelecidas no município. As ações, realizadas   pelos enfermeiros Mateus Kretzer, Patrícia Gubler e Jaqueline Floriano, incluem orientações e conselhos aos adolescentes para evitar o tabagismo.


A coordenadora geral da campanha contra o tabagismo em Ilhota, Elizabeth Nunes, – enfatiza que orientar o público adolescente sobre os riscos do tabagismo é fundamental para reduzir a incidência de fumantes. “Geralmente, é nesta fase que a pessoa começa a experimentar os cigarros, podendo assim, tornar-se um dependente físico e psíquico do tabagismo”.


Crédito das fotos: PMI-Assessoria de Imprensa

plugins premium WordPress