As diretoras da escola municipal Domingos José Machado (Ilhotinha), Ereni Rakeck e Sônia Aparecida da Silvia, juntamente com os alunos e toda equipe escolar comemoram a realização de mais uma importante atividade desenvolvida em prol da escola. Trata-se da horta comunitária escolar, que numa área de dois mil metros quadrados antes ociosa na localidade Vila Nova, começam a nascer os primeiros frutos de um exemplo de trabalho em equipe.
Produzir alimentos saudáveis de modo pedagógico como técnica de aprendizagem, enriquecer a merenda escolar e ocupar o tempo ocioso dos alunos – são os principais objetivos da horta comunitária escolar, segundo informaram as diretoras. A atividade foi uma iniciativa conjunta entre a Associação de Pais e Professores da Escola – APP e a Eletrosul, empresa que forneceu mais de três mil mudas e cedeu o terreno nas proximidades das linhas de transmissão de alta tensão para cultivo de plantas.
Sob orientação de técnicos e extensionista da Epagri, os estudantes plantaram diversas hortaliças e legumes, tais como couve, alface, cebolinha, salsa, batata, espinafre, repolho, cenoura, chuchu, quiabo, pepino, beterraba, cebola, abóbora, rúcula, rabanete, entre outros. Tudo produzido sem agrotóxico. Eles aprenderam desde a parte de capinação e preparação do solo até preparação das sementeiras. O que for colhido na horta será utilizado no preparo da merenda escolar dos alunos e também distribuída uma parte para os moradores. Segundo as diretoras, a previsão é de que dentro de duas semanas poderá ser feita a primeira colheita.
A mobilização envolveu também a Prefeitura Municipal de Ilhota, através da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura, Pastoral da Criança e moradores voluntários da Vila Nova e Ilhotinha. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente ofereceu o suporte técnico e o adubo orgânico. E para melhorar as condições de trabalho e permitir o máximo de produtividade, toda a área passou por melhorias realizadas pelas Secretarias de Transportes e Obras, entre elas, a instalação de tubos para rede de esgoto, limpeza do terreno e preparação dos canteiros.
"A implantação da horta comunitária escolar só foi possível em razão da excelente participação voluntária de todos. Pretendemos ser uma escola auto-sustentável na questão de alimentação saudável", ressaltou a diretora Sônia. O prefeito de Ilhota Ademar Felisky destacou que a qualidade da alimentação escolar é uma preocupação do governo. "A horta proporcionará melhoria nos hábitos alimentares dos alunos e de toda a comunidade escolar aumentando o consumo de legumes e hortaliças".
O Projeto X Eletrosul
Segundo o gerente operacional da Eletrosul em Ilhota, Elinor Pomatti, o Projeto Hortas Comunitárias da Eletrosul – tem o objetivo de promover a inclusão social e gerar renda para as comunidades que vivem próximas às linhas de transmissão, por meio de parcerias firmadas entre a empresa e entidades organizadas governamentais e não-governamentais, associações comunitárias, empresas da iniciativa privada, etc. Em Ilhota, existe outra horta comunitária instalada na localidade de Ilha Bela, onde a Eletrosul também disponibilizou o terreno e as mudas.