Percebendo que o ensino esta passando por um processo de transformação e por uma busca continua em qualidade de ensino, a Secretaria de educação que tem investido fortemente na formação continuada de seus professores, agora apresenta o projeto "Coragem, Superando Limites".
Esse projeto com um nome forte e sugestivo vem convidar educandos e educadores, a se portarem frente aos desafios encontrados na sala de aula, como: a falta de estimulo, as múltiplas reprovações, os desníveis de idade série, os planejamentos e estilos de aula ultrapassados e ineficientes, freqüência dos alunos, a indisciplina, entre outros. Problemas e dificuldades que não são um privilégio da Rede Municipal de Ensino de Ilhota, mas sim, problemas enfrentados em todos os Sistemas de Ensino desse País. Muitos professores fecham os olhos perante esses fatos que são ditos "normais" dentro das escolas.
O projeto "Coragem, Superando Limites", será um projeto inovador que colocara toda a comunidade escolar para desenvolver esse trabalho.
A base pedagógica terá o Circulo de Cultura de Paulo Freire, como um princípio norteador. "Na figura de um circulo, todos se olham e se vêem. Neste circulo, não há professor, mas um animador das discussões que, como um companheiro alfabetizado, participa de uma atividade comum em que todos ensinam e aprendem."
Serão atendidas duas classes, na Escola Municipal Domingos Jose Machado, formado por um grupo de alunos que se encontram acima da idade dos anos finais do Ensino Fundamental.
Todo o trabalho desenvolvido terá como finalidade desenvolver competências e habilidades sugeridas, afim desses alunos estarem aptos a freqüentar o Ensino Médio. Corrigindo uma defasagem existente de idade-série.
A idéia é dar estimulo e condições para que esses alunos desenvolvam-se e adquiram o máximo de conhecimento científico, dando a eles uma dimensão especial da escola.
Esse projeto é coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, numa proposta apresentada e idealizada pelo professor Paulo Roberto Kerscher, que terá como Articuladora a Professora Maria de Fátima de Oliveira, que ira acompanhar e auxiliar os alunos e professores no desenvolvimento de todas as atividades programadas para as classes atendidas pelo projeto.
Dentro do planejamento, seguindo a proposta pedagógica do Circula de Cultura, estão programados passeios de estudo, aulas informatizadas, oficinas, desenvolvimento de pequenos projetos em parceria com a comunidade escolar e uma "mala" de outras atividades. Visando acima de tudo a qualidade, proporcionando a "mudança" tão desejada no ensino público de nosso País, com competência e responsabilidade.