Esta sexta-feira é o último dia para que os idosos acima de 60 anos tomem a vacina contra a gripe. Para isso, a Secretaria de Saúde de Ilhota está intensificando as ações de vacinação em todo o município através das agentes de saúde, que visitam as casas para dar a vacina.Segundo dados da Secretaria, Ilhota possui 318 idosos com idade entre 60 e 65 anos, e 658 idosos com mais de 65. De acordo com o secretario de Saúde, Lavino Miguel Nunes, até o último sábado, 49% destes idosos já haviam recebido a vacina, mas a meta do município é alcançar os 100%. “Até a última terça-feira, havíamos vacinado mais 150 pessoas. Agora pedimos que os idosos que ainda não tomaram a vacina venham até os postos de saúde para receberem a dose e, assim, ficarem protegidos contra a doença”, alerta o secretário.
Campanha
A Campanha de Vacinação Contra a Gripe começou no último dia 23, e diversas ações foram feitas para que toda a população que é alvo da campanha pudesse receber a vacina.Segundo a enfermeira Patrícia Gubler, as agentes de saúde fizeram um levantamento de acamados e pessoas que por algum motivo não podem deixar suas residências para ir até o Posto de Saúde, para que estas pessoas possam receber as doses em casa, otimizando, assim, a eficácia da Campanha.
Números
No ano de 2005, a meta do município era atingir 956 idosos vacinados. Na época, Ilhota conseguiu 98,74% desse total. Já em 2006, o número de idosos subiu para 966 e a Secretaria de Saúde obteve êxito de 102,28% de vacinações. De acordo com a farmacêutica Elizabeth Nunes, o excedente nas vacinações dá-se pelo fato de que, muitas vezes, pessoas de outras cidades que estão visitando parentes ou amigos, acabam recebendo a dose no município.