Os membros da equipe técnica de coordenação do Plano Diretor Participativo de Ilhota estiveram reunidos na tarde da última terça-feira, 22, no Gabinete do prefeito Ademar Felisky, com o objetivo de discutir a formulação do Plano e avaliar seu andamento. O encontro aconteceu às 14h e contou com a presença de Taco Roorda e Luciana Borges Bazan, arquitetos e urbanistas representantes da empresa Cidades Planos & Consultorias, responsável pela consultoria para elaboração do Plano no município.O primeiro contato da empresa com a equipe técnica de coordenação, formada por técnicos de diversos setores da administração municipal, foi feito ainda no ano passado, através de reuniões onde foram apresentadas as Leituras Técnica e Comunitárias realizadas no município.Segundo a secretária de Administração e Finanças, Ana Lucia Wilvert, nesta segunda etapa de discussão, as Diretrizes propostas para o Plano Diretor foram aprovadas pela equipe e, agora, serão apresentadas à população em uma audiência pública. “Este é o primeiro Plano do nosso município, pois até então Ilhota fazia parte da região metropolitana de Blumenau. Por isso é importante que a população compareça à Audiência, conheça e contribua com propostas”, explica. A Audiência Pública acontece no próximo dia 12 de junho, às 19h, na Câmara de Vereadores.O prefeito Ademar Felisky também avaliou positivamente a reunião, destacando o avanço na elaboração do Plano e os benefícios que a cidade terá com sua aplicação.

EquipeA empresa Cidade Planos Consultoria Ltda., de Curitiba, a equipe técnica do município, e a comunidade, trabalharão buscando direcionar a forma de crescimento tendo como princípios uma melhor qualidade de vida e a preservação dos recursos naturais. A empresa foi contratada pela Associação de Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí, Amfri.

Plano DiretorApós a aprovação das Diretrizes em Audiência Pública, haverá a etapa de propostas de legislação, que depois de discutida com a equipe municipal, será apresentada em nova Audiência Pública, que confirmará o pacto. O Plano Diretor será então, discutido e aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado pelo prefeito. O resultado, formalizado como Lei Municipal, é a expressão do pacto firmado entre a sociedade e os poderes Legislativo e Executivo.

Nos termos do estatuto da Cidade, o Plano Diretor está definido como instrumento básico para orientar a política de desenvolvimento e de ordenamento da expansão urbana do município.

plugins premium WordPress