Lutar contra algum tipo de vício não é tarefa fácil. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde está ampliando os atendimentos promovidos pelo Grupo de Apoio no Combate ao Tabagismo. A primeira turma teve inicio no mês de junho e, devido a grande procura da população, a Secretaria abre novas turmas nos bairros no mês de agosto.Segundo a farmacêutica e coordenadora do projeto, Elizabeth Nunes, a alta procura deve-se ao sucesso do método, que inclui auxílio psicológico, nutricionista e médico, além das reuniões com outros fumantes. “Em primeiro lugar é preciso que a pessoa queira parar de fumar, pois as reuniões servem como complemento. É a determinação que conta”, explica Elizabeth.As novas turmas serão abertas no Centro, Pedra de Amolar e Baú. “Iremos abrir as turmas só nestes bairros por enquanto, mas pessoas que queiram participar podem fazê-lo, mesmo sendo moradoras de outras localidades”, revela a coordenadora.O Grupo de Apoio no Combate ao Tabagismo acontece uma vez por semana com pessoas que querem abandonar o hábito. Depois de certo tempo, os encontros passam a ser quinzenais. A duração do programa é de um ano.
Apoio
Maria Aparecida Maes Mabba, Tita, como é conhecida, era fumante há 20 anos e hoje comemora cada dia que passa sem acender um cigarro. “Meus filhos sempre me diziam pra parar de fumar, mas sei que precisava esperar pelo meu tempo. Hoje sinto-me motivada pra largar este vício de vez. Mas não pensei que fosse ser assim tão difícil”, revela.Para Titã, a oportunidade de participar de um grupo de apoio é o que a estimula a abandonar o cigarro. “Hoje tento ocupar meu tempo livre com bordado ou até mesmo mascando chiclete. O mais difícil é abandonar a rotina, pois já estava acostumada a fumar sempre nos mesmos horários”, conta.
Grupos
Segundo Elizabeth Nunes, cada grupo terá no máximo 15 participantes. “A dinâmica das reuniões será de quatro encontros mensais. Neste período cada participante fará uma avaliação clínica realizada por um médico da Rede Municipal de Saúde, que faz parte da equipe de profissionais capacitados para a abordagem do fumante”.Após a avaliação, aquelas pessoas que necessitarem de medicamentos como auxiliar no tratamento para parar de fumar receberão as orientações de uso.
Para participar do Grupo de Apoio ao Combate do Tabagismo, basta entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Ilhota, através do telefone 3343-1166.