Dia 29 de novembro é dia de combater a dengue. Para isso, a Secretaria de Saúde de Ilhota promove uma capacitação para todos os agentes comunitários de saúde e enfermeiras da Rede Municipal de Saúde. A ação é realizada em parceria com a 17ª Regional de Itajaí e acontece no auditório da Câmara de Vereadores, anexo à Prefeitura, às 8h.Conforme uma das responsáveis pela organização do evento, Elisabeth Nunes, a iniciativa surgiu após a constatação de alguns focos da doença na região. “Os agente de saúde e enfermeiros estão sempre circulando pela cidade e região para atender a população. Nossa intenção é de treiná-los para que possam identificar possíveis focos da doença e, também, instruir a população sobre as formas de prevenção”, explica.  

Dengue

 A Organização Mundial da Saúde estima que entre 50 milhões e 100 milhões de pessoas se infectem anualmente, em mais de 100 países, de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em conseqüência da dengue.Hoje, o controle da transmissão do vírus da dengue se dá essencialmente no âmbito coletivo e exige um esforço de toda a sociedade.Apenas no período de janeiro a julho de 2007, foram registrados 438.949 casos de dengue clássica, 926 casos de Febre Hemorrágica da Dengue e a ocorrência de 98 óbitos.  

Sintomas

 Depois da picada do mosquito, os sintomas se manifestam a partir do 3º dia. O tempo médio do ciclo é de cinco a seis dias. Apenas após esse período é que os sintomas como febre alta com início súbito, forte dor de cabeça, perda do paladar e apetite, náuseas e vômitos, tonturas, dentre outros, aparecem.

plugins premium WordPress