Na manhã da última terça-feira, 11, o que parecia ser apenas uma chuva passageira se transformou em uma verdadeira dor de cabeça para os moradores de Ilhota e das cidades que compõem o Litoral Centro-Norte do Estado. Segundo o prefeito Ademar Felisky, devido aos danos causados pela grande quantidade de água que caiu na cidade durante cerca de duas horas, ao rápido aumento no número de ocorrências e aos alagamentos em diferentes pontos da cidade, o município declarou situação de emergência. “Dessa forma poderemos realizar com agilidade as melhorias necessárias para restabelecer a ordem nas comunidades atingidas”, explica.Pela distância que possui do litoral, Ilhota foi atingida com menos intensidade do que cidades como Balneário Camboriú, Itajaí e Camboriú, porém, a chuva provocou diversos danos, entupindo bueiros, alagando casas e destruindo móveis da população.Conforme o secretário municipal de Transporte e Obras, Alvir Schnaider, os bairros que foram mais prejudicados e ficaram alagados foram o Vila Nova e o Ilhotinha. Além destes, as ruas centrais Antonio Batista Curbani e Modesto Valgas também foram prejudicadas. “Já estamos com o maquinário em diversos pontos da cidade para fazer a recuperação das vias e de outros trajetos invadidos pela água. Além disso, passamos com o caminhão pipa e lavamos as ruas para que a população pudesse trafegar novamente”, conta.O secretário revela que duas equipes compostas por funcionários do município estão trabalhando em diferentes locais da cidade que foram afetados a fim de amenizar os estragos e que ainda não há uma estimativa concreta de quantas famílias foram prejudicadas pela chuva.

Temporal

 As nuvens carregadas de chuva surgiram logo no início manhã e momentos após o início do temporal, algumas das principais ruas da cidade começaram a ficar alagadas, impedindo o trânsito da população.

Alvir Schainder conta que em menos de duas horas, choveu mais do que do que a quantidade normal para um mês inteiro. “Algumas localidades ficaram alagadas por horas até que a chuva tivesse fim e pudéssemos dar início aos trabalhos de recuperação”, diz.

plugins premium WordPress