Os moradores de Ilhota já podem desfrutar de um novo espaço disponível na Farmácia Básica do município. A sala que abriga o local passou por reformas durante o período de férias e começo de 2008, sofrendo ampliações estruturais para melhor conservação dos medicamentos.Conforme o secretário de Saúde, Lavino Miguel Nunes, a área foi ampliada para se adequar à nova demanda encontrada no município.A farmacêutica responsável pelo local, Elizabeth Nunes, conta que além da logística do local ter sido reformulada, a Farmácia Básica irá contar com 123 novos medicamentos. “A nova lista de medicamentos foi ampliada pelo Ministério da Saúde e agora a população poderá desfrutar de um serviço ainda mais completo”.Elizabeth explica que, apesar da nova lista ter sido ampliada, os medicamentos de alto custo ainda necessitam do cartão do SUS para serem retirados.
Cartão
O cartão do SUS deve ser utilizado para agendar consultas com especialistas ou solicitar outros serviços na área da saúde. Será exigido para os atendimentos de cateterismo, clister opaco, consulta com especialistas como ortopedistas e oftalmologistas, endoscopia, ultra-som, ressonância magnética, tomografia computadorizada, dentre outros encaminhamentos.
O cartão pode ser feito na hora. Para isso, o interessado deve portar carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho, título de eleitor, certidão de nascimento, casamento ou divórcio e cartão da família. Além disso, deve responder a questões referentes à sua profissão, escolaridade e moradia.