Em comemoração aos cinqüenta anos do município de Ilhota, a Secretaria de Educação irá lançar uma nova edição do livro “Movidos pela Esperança”, que traz um resgate histórico e cultural da cidade.O trabalho está sendo desenvolvido pelas historiadoras Ana Luiza Mette e Elaine Cristina de Souza, que também participou da formulação do primeiro livro.

Conforme as autoras, o objetivo do projeto é dar continuidade ao resgate histórico do município de Ilhota. “Nossa intenção é permitir que o leitor compreenda o processo administrativo desde a formação da colônia até tornar-se município. Esta obra irá privilegiar as décadas de 50 e 60, prevalecendo o imaginário e o cotidiano dos filhos dessa terra”, explica Elaine Cristina.

Diferente do livro "Movidos pela Esperança", que tinha necessidade urgente de levantar aspectos hitóricos, políticos e geográficos para dar suporte aos procesos de ensino/aprendizagem, até então carentes no município principalmente nas séries iniciais do Ensino Fundamental, esse projeto terá mais profundidade histórica. "Ainda não demos um nome para o projeto, mas nossa intenção é atender aos requisitos da produção científica", conta Ana Luiza.

O produto final desta pesquisa pretende atender às necessidades de aprendizagem das séries finais dos ensinos Fundamental e Médio, além de responder ao anseio da comunidade que deseja contribuir com enriquecimento cultural de suas experiências.

Conforme o secretário de educação, Marcelo Jacob, o projeto já se encontra em fase de desenvolvimento e o lançamento do livro será feito durante as comemorações da Semana do Município.

plugins premium WordPress