Na manhã da última terça-feira, 1 de abril, diretores pedagógicos e professores da segunda série do ensino fundamental estiveram reunidos na Secretaria de Educação, anexo à Prefeitura de Ilhota, para participar de uma reunião sobre a Provinha Brasil, um instrumento de aferição do desempenho escolar que será implantado nos municípios e no Distrito Federal.O principal foco do encontro foi a realização da prova, que deverá ser aplicada ainda este mês em escolas da rede municipal de ensino.Com a Provinha, a Secretaria pretende verificar se os alunos são efetivamente alfabetizados aos oito anos. De acordo com informações do ministério da Educação, a meta é que nenhuma criança chegue à quarta série do ensino fundamental, aos nove ou aos dez anos, sem domínio da leitura e da escrita, como ocorre hoje em muitos municípios.
Provinha
A Provinha Brasil, será aplicada pelo professor e deverá avaliar os conhecimentos adquiridos pelos estudantes nos anos iniciais do ensino fundamental, que compreende o ciclo de alfabetização.Os municípios que aderirem ao plano de metas do compromisso “Todos pela Educação” receberão do MEC um kit sobre a Provinha Brasil, contendo itens como cópia da prova, carta com instruções e sugestões de aplicação, manual do aplicador, guia de correção, documento explicativo sobre as matrizes e escalas, e outro documento sobre o que fazer com os resultados dos testes.
O material do kit foi testado em 2007, por cerca de 20 mil crianças de seis a oito anos, em 12 estados da federação. A primeira aplicação da provinha está prevista para abril de 2008.