Uma grande festa foi preparada para comemorar os 50 anos de emancipação política de Ilhota, celebrado no dia 21 de junho. As festividades tiveram início na última quarta-feira, dia 11, com a abertura do torneio “Taça Cinqüentenário do Município de Ilhota” e do campeonato de futsal suíço na categoria Adulto, e seguem até o próximo domingo, 22.
Para quinta-feira, 19, três sessões de cinema irão encher os olhos de estudantes e da comunidade em geral. As sessões acontecem às 9h, 14h e 19h30.
Já no dia 20, sexta-feira, diversas apresentações culturais acontecem na praça em frente à prefeitura, dentre elas, um festival de dança, mostra da canção e apresentação teatral, show gospel com a banda Re7 e baile com Fogo de Chão.
No sábado, principal dia da festa, o cerimonial em comemoração ao aniversário do município contará com a presença do governador Luiz Henrique da Silveira e demais autoridades. Durante todo o dia, haverá força tarefa, palestras, jogos, apresentações musicais com bandas locais e convidados, além do tradicional show da banda Curingas, às 21h.
No domingo, acontece o IV Encontro de Amigos, popular Stammtisch, de Ilhota, que deverá contar com a presença de milhares de pessoas. O encerramento acontece às 17h, com show acústico da banda A3.

História
A criação de distrito de Ilhota aconteceu em 26 de agosto de 1930, por intermédio de um requerimento apresentado pelo deputado Marcos Konder. A instalação ocorreu em 14 de fevereiro de 1931. O primeiro Intendente foi Pedro Faustino Nunes e o distrito pertenceu ao município de Ilhota até 21 de junho de 1958, quando por força de lei estadual 348 foi levada a categoria de município. O primeiro prefeito provisório foi Guilherme Alípio Nunes, tendo sido sucedido por Teodoro Zimmermann. O primeiro prefeito eleito foi José Köehler, que ficou no poder de 31 de janeiro de 1959 a 31 de janeiro de 1964.

plugins premium WordPress