Enfermeiros e profissionais da saúde se reuniram na tarde de hoje, terça-feira, na Unidade de Saúde Central, em Ilhota, para receber instruções sobre a nova campanha de vacinação contra a rubéola, que terá início no dia 29 de julho.
A responsável por repassar o conteúdo foi a enfermeira Ana Teresa Americano, que também é a responsável pela Vigilância Epidemiológica do município.
A enfermeira explica a última campanha realizada no país contra a rubéola aconteceu em 2002, quando todas as mulheres que não estavam grávidas foram vacinadas. Porém, devido a um surto da doença que atingiu principalmente os homens no ano de 2007, o Ministério da Saúde decidiu retomar a campanha.
Segundo Ana Teresa, a meta do município é vacinar 1883 homens e 1912 mulheres. “Para isso estaremos com uma equipe volante, que irá até os locais de trabalho destas pessoas com o objetivo de instruir sobre a importância do medicamento”, destaca.
Para a responsável pela Vigilância Epidemiológica do município, a faixa etária a ser vacinada é um dos fatores que poderá complicar o desenvolvimento da campanha. “As pessoas entre 20 e 39 estão trabalhando no horário comercial, por isso nossa intenção é visitar confecções, oficinas e o comércio, para que ninguém fique de fora”, explica.
Além disso, a Secretaria de Saúde conta com quatro PSFs que também possuem unidades de extensão em outras localidades do município.
A campanha terá dois dias principais, 9 de agosto, quando também serão intensificadas as ações na segunda etapa da vacinação contra a poliomielite, e 30 de agosto.