Cerca de 2500 pessoas já foram vacinadas contra a rubéola em Ilhota. O número, que corresponde a algo em torno de 65,8% da meta do município, é considerado normal pela enfermeira Ana Teresa Americano, que também é a responsável pela Vigilância Epidemiológica da cidade, mas serve como alerta para intensificação dos trabalhos.
Segundo a enfermeira, as agentes comunitárias de saúde estão cobrindo todas as áreas do município a fim de realizar uma pré-triagem da população. “Assim poderemos dar continuidade à campanha de forma mais direcionada”, conta.
A medida deve-se ao fato de as equipes de vacinação já terem passado em diversos pontos do município. “Já passamos por quase todos os locais e ainda não atingimos a meta. Então precisamos desse levantamento para saber como poderemos atingir aqueles que ainda não receberam a imunização”, destaca Ana.
A Secretaria de Saúde deverá continuar com a campanha até o próximo dia 12 de setembro, esperando vacinar 3795 pessoas. Para isso, estará com equipes volantes e intensificará as ações no dia 30, quando acontece o segundo Dia D da ação.
Parceria
Ana aproveita para agradecer os empresários que têm sido parceiros na campanha, permitindo que as equipes de saúde entrassem nas empresas e vacinassem os funcionários, contribuindo para uma maior cobertura da cidade.
Rubéola
A última campanha realizada no país contra a rubéola aconteceu em 2002, quando todas as mulheres que não estavam grávidas foram vacinadas. Porém, devido a um surto da doença que atingiu principalmente os homens no ano de 2007, o Ministério da Saúde decidiu retomar a campanha.