A Secretaria de Saúde de Ilhota realizou um mutirão em parceria com a população na última quinta-feira, 18, com o objetivo de coletar todos os caramujos africanos que pudessem ser encontrados no bairro Vila Nova.
De acordo com a responsável pelo departamento de Vigilância Epidemiológica, Ana Teresa Americano, os animais invadiram a localidade e para que o combate fosse mais eficaz, foram distribuídas diversas sacolas de coleta e luvas para a comunidade. “Fizemos uma cova para enterrar e queimar os caramujos. A idéia foi de incentivar a participação da população na coleta, que deve ser realizada sempre”, esclarece.

Caramujo
Um caramujo pode pôr até 200 ovos a cada dois meses e, após cinco meses, os filhotes crescem e se tornam adultos, podendo também se reproduzir. O animal sobrevive em terrenos baldios, plantações abandonadas, sobra de construções, pilhas de telhas e tijolos.
O caramujo africano pode transmitir doenças graves para o ser humano, como distúrbios do sistema nervoso e a angiostrongilíase abdominal, doença grave que pode resultar em óbito por perfuração intestinal.

plugins premium WordPress