A Defesa Civil informou à população as condições do abastecimento de água, energia elétrica, serviços à comunidade, como coleta de lixo, e a situação das estradas do município.
Coleta de lixo
O diretor da Defesa Civil de Ilhota, Valdir da Silva, explica que existem quatro caminhões de coleta circulando pela cidade. Dois trabalham no recolhimento de lixo não doméstico, como móveis e outros materiais, que é levado até o terreno do CTG, no bairro Ilhotinha, onde é queimado. Já os outros dois caminhões trabalham no recolhimento de lixo doméstico.
De acordo com Valdir, normalmente apenas um caminhão de coleta é utilizado no município, porém, nem mesmo com o reforço dos três veículos extras a Prefeitura consegue conter o acúmulo. “Os caminhões passam nas principais vias com freqüência, mas como muitas pessoas perderam móveis e outros materiais, momentos depois as ruas já estão cheias novamente”, destaca.
Água
O abastecimento de água na cidade não foi interrompido, mas está comprometido e pode apresentar interrupções em alguns horários do dia. Os trabalhos de reparação na rede já estão sendo providenciados e a expectativa é de que, em breve, o serviço seja normalizado.
Energia elétrica
Os deslizamentos de terra em diferentes pontos da cidade provocaram a queda de postes e comprometeram o fornecimento de energia elétrica na cidade. De acordo com a Central Elétrica de Santa Catarina, Celesc, Ilhota foi um dos municípios mais atingidos, junto com Itajaí e Camboriú. A situação mais grave é em Ilhota, que registra danos em até 15,6% da rede, mais especificamente no bairro Baú Central (66% da rede).
A Celesc alerta que a recomposição do sistema está sendo realizada em caráter emergencial e que pode haver problemas no abastecimento. Os moradores devem evitar riscos, mantendo distância de fiações elétricas danificadas e deixando desligados os equipamentos elétricos que estejam sob as águas.
Estradas
A Defesa Civil de Ilhota recomenda que a população evite sair de casa em casos desnecessários. O diretor do departamento explica que as estradas do interior do município encontram-se em condições delicadas devido aos estragos causados pelos alagamentos. “É importante que as pessoas só saiam de casa quando houver necessidade. Percebemos que há muitos curiosos circulando pelas ruas e isso atrapalha os trabalhos realizados no interior da cidade”, destaca.
Agora, as Secretarias Municipais trabalham na recuperação dos estragos e no restabelecimento dos serviços essenciais à população. “Temos muito trabalho pela frente, mas com a ajuda de todos tenho certeza que conseguiremos reerguer nossa cidade”, completa o diretor da Defesa Civil de Ilhota.