Diversas doações provenientes do Ministério da Saúde, Secretaria Estadual da Educação, laboratórios e pessoas da comunidade garantiram o abastecimento de medicamentos em Ilhota. As pessoas que necessitarem de remédios podem se dirigir até a Farmácia Básica da cidade.
O atendimento emergencial está sendo realizado no Posto de Saúde do Centro, que mantém suas portas abertas diariamente, 24h por dia, conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde.
Os principais medicamentos disponibilizados à população para manutenção da saúde após as enchentes são antibióticos, antiinflamatórios e outros remédios para febre e dores em geral. “Ganhamos muitas doações e estamos conseguindo atender toda à comunidade. Nossa preocupação maior agora é com os moradores que residiam na localidade do Baú”, conta Elisabeth Nunes, enfermeira responsável pela Farmácia Básica.
Agora, os agentes de saúde realizam um levantamento para verificar quais medicamentos são necessários com maior urgência nos abrigos. Uma equipe médica também acompanha os trabalhos e realiza visitas aos abrigos, orientando a comunidade sobre os cuidados com a saúde e repassando orientações gerais de higiene e limpeza.
A enfermeira destaca que é muito importante que as pessoas cuidem de sua própria saúde nesse momento. “Deve-se evitar o contato com a água das enchentes e, principalmente, evitar andar descalço, pois o contato com o barro também pode transmitir doenças”, acrescenta.

plugins premium WordPress