Na manhã de hoje, terça-feira, o município de Ilhota registrou o primeiro caso confirmado de leptospirose, causado pelo contato de uma pessoa com a água da enchente que atingiu a cidade no mês de novembro. O paciente já está recebendo os medicamentos e está sendo acompanhado por profissionais do município.
Além do caso confirmado da doença, mais de 30 pessoas realizam exames por suspeitarem ter contraído a leptospirose. “Todos já recebem os medicamentos como forma de prevenção e controle”, explica a secretária da pasta Jocelene da Silveira.
Apesar da grande movimentação registrada nos Postos de Saúde do município no início do mês, Jocelene revela que a situação está se normalizando. “Muitas pessoas já foram atendidas e também disponibilizamos uma equipe volante, com médico e enfermeira, que visita os abrigos todos os dias dando explicações e realizando rápidas consultas”, destaca.
Para otimizar o atendimento à comunidade, os Postos de Saúde permanecem abertos até às 22h. O PSF do Centro também mantém duas portas abertas durantes os finais de semana. “Estamos fazendo o possível para que todos sejam atendidos da melhor maneira possível”.