A liberação do FGTS para os moradores de Ilhota deverá começar a ser feita a partir do próximo dia 29/12/2008, domingo, conforme informações da Caixa Econômica Federal. Um posto de atendimento será montado nas dependências da Prefeitura Municipal para que toda a população possa ser atendida.
O cronograma de pagamento do Fundo foi anunciado pela presidente da Caixa, Maria Fernanda Ramos, e as primeiras cidades que deverão ter acesso ao recurso serão Blumenau e Itajaí, neste domingo, 21/12/2008, seguidas por Ilhota e Luiz Alves, dia 29.
A demora no pagamento deve-se ao fato de a cidade não possuir uma agência da Caixa. Apesar disso, todas as medidas para que o processo seja agilizado estão sendo tomadas, como definição de um local para atendimento e o cadastramento de voluntários que irão atender à comunidade para realização dos encaminhamentos.
Antes, a Caixa demorava de 8 a 12 meses para liberar o benefício, mas após o Governo Federal ter alterado o decreto que determinava regras para o saque do Fundo de Garantia, o processo se desburocratizou e permitiu que aqueles que foram atingidos pela enchente em Santa Catarina pudessem sacar tudo o que está depositado no Fundo.
Ao todo serão mais de 500 mil pessoas que realizarão saques do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço para poder reconstruir suas casas e comprar seus pertences novamente.
Notícia Publicada em: 18/12/2008